Ferramenta Maker: conversor de dados
- Misterdovah
- 21 de mar.
- 3 min de leitura
O Banco de Dados é a alma de um jogo. Tudo o que será mobilizado como recurso será bem guardado e organizado aqui. Quem são as personagens jogáveis? E os itens? Armas e equipamentos? Eventos Comuns? Termos que constroem a interface? É dentro do Banco de Dados que o desenvolvedor planeja o que o jogador irá experimentar e manusear para a progressão. Para isso, a empresa criadora do Maker oferece aos desenvolvedores um software gratuito que extrai essas informação para um ambiente mais acessível: o Rpg Maker Tool Converter Database MV. Apesar o nome MV, ele também funciona no MZ tranquilamente.
Essa ferramenta exporta em uma planilha informações do Banco de Dados conforme assinalado em sua primeira aba. Logo, nem tudo é exportado, apenas o que o desenvolvedor considera necessário.

Ao acessar o programa, insira o caminho para o projeto (o folder do projeto), bem como o caminho da exportação (onde a planilha será guardada), indique um prefixo para o arquivo exportado (apenas para diferenciá-lo de outros arquivos exportados) e selecione quais elementos do Banco de Dados irão compor a planilha exportada.
O que pode ser exportado? Ator, Classe, Habilidade, Item, Arma, Equipamento, Inimigos, Tropas, Estado, Informações de Mapas. |
Na outra aba, é possível solicitar a exportação/importação do banco de dados (conforme demarcado na aba anterior), os eventos comuns e os eventos de mapas, e tudo isso pode ser muito interessante.

Uma vez exportada, a planilha pode ser modificada como o desenvolvedor quiser e, depois, pode ser importada para o projeto (ou qualquer outro projeto) e as informações serão alocadas em seus devidos destinos sem qualquer problema.

E o que pode ser feito com isso tudo?
1- ter um controle mais ordenado e imediato sobre todos os recursos mobilizados no jogo: é possível ver todos os atributos de cada elemento. Esses atributos podem ser modificados e até mesmo reordenados na planilha e depois reinseridos no jogo para funcionar lá.
2- criar novos elementos de recurso: é possível inserir novos elementos, inserindo novas linhas com conteúdos escritos. Isso vai refletir diretamente no Banco de Dados do projeto quando for reinserido.
3- Trabalhar os dados de texto: que tal traduzir ou fazer correção gramatical? Dentro do arquivo de eventos de mapa (deve estar no arquivo map(id).js) existe o comando SHOW TEXT, que é o comando para inserir texto, e ao lado há o texto inserido, que pode ser diretamente manipulado e reinserido no jogo, refletindo as alterações.




4- Transferir o banco de dados, eventos e dados de mapa para outros projetos: imagine que você está em uma jam com outra pessoa e necessitam trabalhar em cima do projeto. É possível extrair tudo isso de um projeto e inserir em outro projeto, basta modificar as pastas de fonte e destino da primeira aba. Isso é muito útil para trabalhar com back up ou mesmo projetos duplicados, além de transferir para outros membro de uma equipe. No caso, o outro Maker inseriria as planilhas enviadas em um projeto seu e os dados seriam atualizados.
Essas são apenas algumas ideias que podem ser realizadas no programa, facilitando a qualidade de vida do Maker e dando a ele um olhar maior sobre seu projeto. Espero que seja útil para você como é para mim.
Se quiser saber mais sobre a ferramenta e ver o seu funcionamento, assistao ao vídeo do canal do Café em que ele a explora.
C ya.
Commentaires